quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

#24 dias e curso de noivos



Ontem foi nosso curso de noivos. Na verdade foi uma breve reunião de cerca de 2 horas e meia falando do que é o casamento.
Pelo que ouvimos... se todos casassem para a assumir a responsabilidade que é um matrimônio seriamos muitos mais felizes. O fato é que, acredito piamente que pouca gente casa aceitando essa responsabilidade, o pensamento é: "Se não der certo, separa, oras!"
Não penso nem um extremo. Acredito que casamento é feito de PACIÊNCIA, acho que daí vem todo resto. 
Não tem coisa mais chata/sem noção/idiota do que quando você diz que vai casar ouvir: "boa sorte", "porque tu vai fazer isso?", "se lascou", "tão doido é?". Aí eu me pergunto: porque o casamento é tão mal visto pelas pessoas?
E acho que encontrei minha resposta na primeira pergunta que foi feita ontem no curso

PORQUE VOCÊS QUEREM CASAR NA IGREJA?

Conheço gente que não saberia responder, e gente que se pensasse mais um pouquinho ia dizer que porque é tradição e gente que se não pensasse e respondesse no impulso ia dizer que é porque é bonito. Tô mentindo?
E porque então casar na Igreja? Pois bem.. primeiro precisa-se saber o que significa casar na Igreja.
Significa unir os dois em um só. Eu assumo que sou uma pessoa um tanto quanto individualista, mas unir os dois não quer dizer viver um a vida do outro, mas sim, participar um da vida do outro. Achei interessante explicaram ontem. Oras, se os dois são um, se um sofre eu também sofro, se estou feliz, o outro também fica. Então, qual o sentido se eu fazer o outro sofrer, se eu também vou sofrer?
Faz todo sentido, em se tratando de ser a Igreja, e eu concordo.

Ai me pergunto: Mas porque cargas d'água as pessoas se casam na igreja se  não estão dispostas a seguir aquilo que prometeram lá no altar, na frente de tantas pessoas?
Porque elas não estão casando na Igreja! Simples. Estão lá, de corpo presente, pensando no melhor  ângulo para as fotos, repetindo aquilo que o padre diz sem internalizar e a menor intenção de viver aquilo.

Tem gente que casa na Igreja pela intenção de fazer dela um jardim cinematográfico para que todo mundo veja e depois comente quão grandiosa foi a cerimônia.
Pra ser sincera, eu ainda penso que se não der certo, melhor separar. Mas agora eu penso outra coisa: O que vai fazer dar certo ou não?

Não quero esquecer nunca do que vou prometer e da aliança feita com Deus, e não apenas com meu futuro marido. Acho que tudo funciona, desde que a recíproca seja verdadeira. Amar pelos dois não dá, ser fiel pelos dois também não. Por isso que, depois de ontem, acho que um casal deveria ter um "curso" de pelo menos 2 meses pra entender e ai poder decidir se realmente quer casar na Igreja, e se estar disposto em se fazer feliz ao fazer o outro feliz.
É fácil? Não. Mas se você foi até à casa de Deus prometer que faria dar certo, você tem uma obrigação! Se você não acredita em tudo isso, melhor não casar na Igreja.

E porque eu queremos casar na Igreja? Pra que Deus abençoe, que nos dê sabedoria para ser feliz ao fazer o outro feliz. E assim será!

Nenhum comentário: