quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sobre manter o peso...



Quando eu já estava na reta final da minha dieta, eu me peguei pensando várias vezes: "e agora, como vai ser quando eu alcançar meu objetivo?", mas olha, a resposta era bem óbvia: vai ser do mesmo jeito. 
Muitas vezes eu ficava pensando, com aquele medinho básico de engordar tudo de novo, afinal, já tinha acontecido comigo uma vez. Sim! eu já emagreci 26 quilos e depois ganhei tudo de novo ( e um pouco a mais ).
A tendência de pensar na dieta como uma fase é terrível! A gente fica com aquela impressão de que quando "acabar" a dieta eu posso comer tudo que quero. Coooomo assim?? É só pensar um pouquinho pra perceber que não tem como dar certo.

Por isso pedi pra minha nutrilinda, Deizyanne Oliveira escrever algo pra gente sobre essa grande questão.



Segue as palavras dela:


"Manter o Peso após Reeducação Alimentar

Há quem diga que manter o peso desejado é mais difícil que reduzir os quilinhos extra. Será?
O que acontece é que o organismo após uma reeducação alimentar está adaptado e condicionado ao emagrecimento, e para que ocorra a manutenção serão necessárias algumas mudanças para gerar um novo estímulo no organismo. A primeira questão é entender que a sua alimentação não vai mudar tanto assim. É claro que se voltar a se alimentar como antes, (eu falo de quantidade e qualidade alimentar), os quilinhos vão surgir novamente. Então, tem que ter o entendimento que a “reeducação” passou a ser “estou educada” e deve conter os alimentos que fazem bem para o organismo, na quantidade suficiente para você.  A mudança principal refere-se a quantidade de calorias consumidas, que precisa ser um pouco aumentada para que o organismo possa entender que não precisa mais utilizar a energia estocada. O que vamos levar em consideração é que não é qualquer caloria que vai entrar no seu cardápio, a exigência é que seja de boa qualidade.  Assim, pode-se aumentar um pouco o volume das refeições ou aumentar o número de refeições ou utilizar suplementos alimentares, tudo de acordo as necessidades pessoais. A quantidade de calorias que irão ser acrescidas, varia de acordo com a rotina, hábitos e metabolismo. Outro ponto importante é evitar o controle do peso utilizando somente a balança, a sua composição corporal diz muito mais sobre você do que apenas alguns dígitos. O peso é muito variável, principalmente  nas mulheres que sofrem bastante com retenção hídrica. Então, muitas vezes se torna um falso resultado de como você realmente está. Dia de lixo? Não sou a favor dessa estratégia. Eu acho que você pode se permitir uma vez ou outra, comer algo que tem vontade, até porque ninguém é de ferro. Mas, exagerar, aí já é outra história, é um convite pra voltar ao erro. "

Deizyanne Oliveira
Nutricionista



O que eu tenho feito?

Tenho seguido praticamente a mesma dieta de antes, e é rotina já, é o que eu gosto de comer mesmo, só que agora eu me permito comer algumas coisas que antes eu não comia de jeito nenhum. Durante o processo de emagrecimento eu simplesmente aboli muita coisa que eu gostava, que eu queria comer e isso foi fundamental pra mim, não apenas para perder peso, mas como também pra ter controle sobre nossa mente. As vezes a gente "quer porque quer" comer algo e nem vale tanto à pena assim. Mas hoje, depois de alcançar o objetivo me permito comer uma coisa ou outra, mas quase sempre no fim de semana e procuro comer uma coisa por vez e não tudo de uma só vez, vou guardando pra cada final de semana uma guloseima, porque ninguém é de ferro, né? Hahahaha.
Não passo minha semana sem almoçar por um ou dois dias minha salada, e é algo que me ajuda muito e que eu adoro. Se quero muito comer algo fora durante a semana eu até como as vezes, mas só um pouquinho, meia fatia do bolo, por exemplo é o suficiente pra me satisfazer.
Não é sacrificio, é consciência de perceber que tem coisas que não valem à pena, pelo menos não todo dia.
Ando fazendo ainda mais receitas lights (depois posto) e substituindo, porque além de lights são mais saudáveis e isso é mais importante ainda.

Quando as vezes bate aquela vontade de comer até as paredes, olho umas fotos antigas e pronto.. passa! Aaaaaas vezes só passa com chocolate, mas é 70% cacau viu, nutrilinda? kkkkkkkk.


Me sinto mais satisfeita do que nunca, porque sei que posso controlar pra sempre, é o que mais quero! Até porque ninguém merece andar pra trás.

Quem se reeduca mesmo, não vai ter tanta dificuldade assim, tem que mudar certos conceitos mesmo e não deixar de se policiar jamais. Tô feliz demais na minha casina dos 70 e quero morar aqui pra sempre, voltar pra foto da esquerda? Nunca mais, rs.

Beijos.



Nenhum comentário: